Clínica Shimizu

Segunda a sexta
08h30 às 18h30
Rua Padre Anchieta, 1846 - Bigorrilho, Curitiba - PR, 80730-000, Brasil

Notice: Uninitialized string offset: 0 in /home/storage/4/0b/8e/shimizuortodontia/public_html/wp-content/themes/shimizu/single.php on line 21

Você sabe o que são Alinhadores Transparentes?

Os alinhadores ortodônticos, também conhecidos como alinhadores transparentes ou aparelhos invisíveis são uma alternativa ao aparelho convencional (brackets e fios). São “placas” confeccionadas com um material específico, flexível e transparente, e que, quando utilizadas, exercem uma pressão em seus dentes promovendo a movimentação dos mesmos (Fig. 1). São trocadas sequencialmente, em intervalos regulares e determinados pelo profissional, até a correção total da sua má oclusão.

Figura 1 – Alinhador ortodôntico da ClearCorrect.

Diferente dos aparelhos convencionais, os alinhadores não necessitam de brackets e fios para realizarem os movimentos necessários para correção dos seus dentes. E por isso, praticamente não apresentam intercorrências como quebras e ferimentos nos intervalos das consultas, o que os torna muito mais confortável para você.
Estudos comprovam que, comparados aos aparelhos com brackets e fios, os alinhadores ortodônticos são mais estéticos, confortáveis, higiênicos, causam menos danos às raízes (reabsorções) e são mais eficientes quando bem indicados. Durante sua utilização, os alinhadores são praticamente invisíveis (Fig. 2 A) e por isso muito mais estéticos e confortáveis.


Figura 2 – Foto frontal de pacientes utilizando alinhadores.

Como o alinhador é removível, você deve removê-lo para se alimentar e para realizar sua higienização bucal (passar o fio dental e escovar) e, portanto, não há restrições com quaisquer alimentos. Uma diferença entre os aparelhos convencionais e os alinhadores, é que nessa nova modalidade de tratamento, é possível individualizar os movimentos para um único dente ou para um grupo de dentes, isso pode tornar o tratamento mais rápido, mais efetivo e com menos efeitos colaterais.
E finalmente, os alinhadores podem realizar praticamente todos os movimentos que os aparelhos convencionais executam, porém o que os diferenciam dos brackets e fios, é o tipo e a intensidade do movimento requerido. Para que o seu tratamento seja eficiente e tenha realmente todas essas vantagens, o profissional precisa ser altamente capacitado para ter o discernimento de reconhecer se o seu caso seria ou não bem indicado para ser tratado com alinhadores transparentes.