A qualidade do sono está intimamente ligada à qualidade de vida do ser humano. Durante o sono, nosso organismo exerce uma grande quantidade de atividades como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória, entre outras. Porém, quando a qualidade ou quantidade de sono não são adequados o nosso corpo padece. Várias podem ser as causas associadas à baixa qualidade do sono.
A Odontologia do Sono é a área da odontologia que atua no tratamento dos distúrbios relacionados a problemas respiratórios como ronco, a apneia obstrutiva do sono (SAOS), a síndrome da resistência das vias aéreas superiores (SRVAS) e os distúrbios do sono relacionados ao sistema mastigatório que ocorrem durante o sono ou durante a vigília mas que tem origem no sono. Entre as alternativas de tratamento estão os aparelhos dentários ou dispositivos orais.
O aparelho mais utilizado é o de avanço mandibular, que ajuda a manter a passagem de ar, aliviando os sintomas responsáveis pelos distúrbios respiratórios. É claro que todos os pacientes devem ser avaliados clinicamente e por meio de exames, como a polissonografia, para que seja realizado um diagnóstico e plano de tratamento adequados